Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

História do Clube

O Clube de Golfe Médico, que vai cumprir este ano trinta e quatro anos de promoção e divulgação da prática do exercício físico e de padrões de vida saudável, e é uma Associação sem fins lucrativos, fundada a 10 de Julho de 1986, e que teve a sua génese nas clínicas destinadas aos médicos e seus familiares organizadas nos três anos anteriores.

No pensamento dos sócios fundadores, Marcos Barroco, Miguel Eusébio de Sousa e José Pereira Miguel, estava a continuação do agradável e salutar convívio proporcionado nos anos anteriores, mas de uma forma mais continuada e alargada.

Devido aos seus fins estatutários e às acções que vinha desenvolvendo e às que tinha programadas e que visam o estudo cientifico do indivíduo que se dedica à prática das actividades físicas, com especial relevo para a prática do golfe, foi admitido como o membro colectivo do Groupement Latin et Mediterraneen de Mededine du Sport, na Assembleia Geral realizada em Casablanca a 09 de Julho de 1987.

Mas como o aspecto competitivo é também um dos seus componentes, no mesmo ano foi aceite a sua inscrição na Federação Portuguesa de Golfe.

Tem actualmente 355 sócios sendo 3 Fundadores, 1 Honorário, 1 de Mérito (Colectividade), 9 de Mérito (Individualides), 226 Efectivos e 115 Agregados.

O conceito de VIDA SAUDÁVEL tem presidido à elaboração dos seus programas de actuação, tendo em conta uma limentação equilibrada e variada, a prática regular de exercício físico, hábitos de vida que conduzam à redução dos factores de risco como o tabaco, o álcool, a obesidade, a hipertensão e o stress.

O golfe, pelas suas cracterísticas, é sem dúvida uma modalidade de eleição, que alia os benefícios objectivos associados ao prazer inerente a toda a actividade física.

Por este facto e ainda porque a classe médica pode, mais do que ninguém influenciar a SOCIEDADE, no sentido de caminhar para esse estilo de vida, o Clube de Golfe Médico, ao longo dos seus 25 anos de existência tem promovido:

  • A organização e participação de torneios de golfe com fim competitivo;

  • A organização e participação de torneios de golfe de carácter beneficiente;

  • A organização e participação de torneios de golfe incluídos no programa social de reuniões científicas organizadas pelo próprio Clube ou por outras sociedades científicas;

  • A organização e participação em acções de intercãmbio com o estrangeiro, nomeadamente, a nível dos Jogos Médicos Mundiais, onde o Clube conquistou já 2 medalhas de ouro e uma de prata;

  • Colaboração com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, com destaque para as "Acções do Mês de Maio", "Jogue Golfe - Percurso da Saúde" e "Salve o seu Coração";

  • Colaborou ultimamente com a AMI (Assistência Médica Internacional) e com a Associação Nacional dos Doentes com Parkinson.

Para atingir os seus objectivos o Clube tem contado com a colaboração publicitária, predominantemente, da Industria Alimentar, mas também embora sem grande significado da Industria Farmacêutica.

A nossa actuação, aliás semelhante á dos outros organismos médicos, ao longo deste 27 anos parece-nos a de uma relação transparente e sem discriminações entre os nossos patrocinadores, onde a pedagogia do bom senso tem estado sempre presente nesta caminhada de promoção de saúde e bem estar.